Seja filiado ao PT

Está valendo o novo processo de filiação ao Partido dos Trabalhadores. Agora todos os diretórios do partido poderão imprimir o formulário, desde que utilizando o modelo oficial e as especificações técnicas definidas pela Sorg.

Além disso, todas as filiações terão de obrigatoriamente passar pela aprovação das CEMs, que deverão realizar pelo menos uma reunião mensal para analisar e deliberar sobre os pedidos. A medida é para evitar que filiações sejam feitas sem o conhecimento das direções municipais.

A CEN também acatou a proposta de colocar um fim nas chamadas “filiações retroativas”, aquelas que são apresentadas depois de um longo período em relação à data na qual foram feitas. As instâncias municipais agora ficam obrigadas a enviar os formulários à Sorg no prazo de 30 dias após a sua aprovação para serem incluídos no CNF.

Para aumentar a transparência, o PT vai criar, na página eletrônica da Comunidade PT, a Câmara de Filiação. Nela, será possível acompanhar toda a tramitação do pedido de filiação, permitindo que ação do diretório municipal seja fiscalizada tanto pelo solicitante quanto por quem abonou a ficha.

IMPRESSÃO DE FICHAS
Clique nos links abaixo para acessar os modelos de fichas para impressão e os documentos que deverão ser encaminhados juntos à Ata de Aprovação das Fichas:

Modelo de fichas de filiação e orientações para impressão
Modelo de ata de filiações aprovadas
Modelo de pedidos de desfiliação
Modelo de pedidos de transferência
Modelo de relação de exclusão de filiados
Modelo de relação de filiados recadastrados
Modelo de relação de novos filiados
Modelo de relação de transferências

IMPORTANTE: Para imprimir blocos, o Diretório deverá contratar uma gráfica e obedecer as especificações oficiais.

Outras recomendações: Para blocos com carbono, utilize papel Super-Bond (75 g/m2, 212x163mm, 2×0 cores). As três vias principais deverão ser alternadas com vias de carbono (30 g/m2, 212x163mm). O custo aproximado, orçado em São Paulo, é de R$ 4,20 por bloco (para impressão de 2.000 blocos).

Uma opção alternativa é utilizar papel Autocopiativo (55 g/m2, 212x163mm, 2×0 cores) para as 3 vias principais. Neste caso não é necessário papel carbono. O custo aproximado, orçado em São Paulo, é de R$ 5,25 por bloco (para impressão de 2.000 blocos). O volume do bloco sem o carbono diminui consideravelmente e assim os custos com o correio e armazenamento são menores.

A Executiva Nacional também decidiu que os formulários de filiação serão agora impressos sem numeração, recebendo um número de protocolo padrão quando apresentados à instância municipal. Desta forma, o número do CNF passa a ser definido, pela SORG, no momento em que o filiado é inscrito no Cadastro Nacional.

Ao protocolar novas filiações, as instâncias municipais deverão utilizar um número de 11 dígitos obedecendo ao seguinte padrão: código do município + numeração seqüencial + ano do pedido de filiação. O código do município é o mesmo utilizado pelo TSE e já está disponível no sitio do PT.

Clique aqui para ver o código do seu município.

1. Quero me filiar!! como faço?

• Jadhy, passe no Diretório Municipal (Rua Olinto Meira, 1045 – em frente a escola Chapeuzinho Vermelho – Barro Vermelho) para preencher a ficha de filiação. Ou procure alguma pessoa filiada que você conheça. Qual bairro você mora?

2. Pessoal,
    Ainda é possível filiação ao partido?

3. Firmino Florêncio da Silva

Boa tarde, me chamo Firmino, e quero me filiar ao partido, moro em Montiidiu-Go. como posso estar me filiando ao partido?…

4. Como procedo e qual o contato aqui em Natal/RN?

5. Gostaria de me filiar, moro em Nova Cruz/RN como faço, aqui na monha cidade o PT precisa de maior atuação!

6. jose jeova calado da silva araujo

Pessoal,
    Ainda é possível filiação ao partido?

7. Wagner Gomes da Silva

meu nome é Wagner Gomes, sou mineiro, e gostaria de me filiar ao PT, para concorrer nas próximas eleições para vereador em meu municipio, pois estamos orfão de um representante na câmara, pois o nosso melhor representante está foragido devido á perseguição politica. Buritis 28 de julho de 2014.

8. Olá! Sou Leonardo Assis e gostaria de me fliar ao PT para concorrer a vaga na câmara dos vereadores na próxima eleição. Como devo proceder?

9. Fabiano Ferreira de Freitas

Gostaria de me filiar-se ao pt mais como posso fazer isso e onde devo ir

10. Como faço para entrar para a JPT? A partir de quantos anos eu posso?

11. OIII … Quero saber o que vou fazer quando eu estiver filiado?

• A todos os filiados ao Partido ficam assegurados idênticos direitos e deveres partidários, suas atividades devem ser orientadas de acordo com as normas estatutárias, com os princípios éticos, programáticos e diretrizes fixadas pelo Partido.

SÃO DIREITOS DOS FILIADOS E FILIADAS

Participar da elaboração e aplicação da política partidária, votando nas reuniões das instâncias de que fizer parte;
      Votar e ser votado para composição das instâncias e órgãos do Partido;
      Defender-se de acusações ou punições recebidas;
      Ser denunciado somente por documento escrito e assinado;
      Ser investigado ou processado em Comissão de Ética em sigilo até decisão das instâncias partidárias;
      Ter o mais amplo direito de defesa nos processos de apuração de infração aos deveres partidários, tendo presença assegurada em qualquer instância que esteja analisando sua conduta política;
      Dirigir-se diretamente e por escrito a qualquer instância do Partido para: apresentar seu ponto de vista em relação a qualquer assunto; denunciar irregularidades; solicitar reparação de dano quando sofrer denúncia infundada; recorrer das decisões perante as respectivas instâncias superiores de deliberação.
      Organizar-se em tendências internas para defender determinadas posições políticas, nos termos deste Estatuto, ou tomar a iniciativa de reunir-se com outros membros do Partido;
      Exigir das respectivas instâncias partidárias a convocação de plebiscitos, referendos ou consultas às bases, observadas as normas previstas neste Estatuto;
      Exigir das instâncias partidárias orientação, formação e informação política;
      Ser informado das resoluções, publicações e demais documentos partidários;
      Manifestar-se internamente sobre decisões partidárias já adotadas;
      Manifestar-se publicamente sobre as questões doutrinárias e políticas;
      Ser tratado de forma respeitosa, sem distinção do grau de disponibilidade militante;
      Excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, face a graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.

SÃO DEVERES DOS FILIADOS E FILIADAS

Participar das atividades do Partido, difundir as idéias e propostas partidárias;
      Combater todas as manifestações de discriminação em relação à etnia, aos portadores de deficiência física, aos idosos, ou qualquer outra forma de discriminação social, de gênero, de orientação sexual, de cor ou raça, idade ou religião;
      Manter conduta compatível com os princípios éticos do Partido;
      Acatar e cumprir as decisões partidárias;
      Contribuir financeiramente nos termos deste Estatuto e participar das campanhas de arrecadação de fundos do Partido;
      Votar nos candidatos indicados e participar das campanhas aprovadas nas instâncias partidárias;
      Comparecer, quando convocado, para elucidar fatos em procedimentos disciplinares;
      Emitir voto sobre questões submetidas à consulta partidária pelas instâncias de direção;
      Renunciar ao mandato eletivo no caso de desligamento do Partido

12. Boa noite, sou de Natal mas moro em Parnamirim, como faço para me filiar ao Partido?