O deputado Fernando Mineiro, candidato do PT a prefeito de Natal, venceu o primeiro debate das eleições 2012 realizado ontem à noite pela Band Natal. Demonstrando conhecimento, preparo e segurança, o petista falou sobre os principais problemas da capital, apresentou suas propostas para resolvê-los e, no final, emocionou o público com uma mensagem de otimismo e uma declaração de amor a Natal.

 O desempenho do petista recebeu elogios dos telespectadores pelas redes sociais. No Twitter, hashtag #Mineiro13 ficou durante quase todo o debate em primeiro lugar nos Trends Natal – o ranking dos assuntos mais comentados no microblog.

 Na blogosfera, Mineiro também foi citado como o vencedor do primeiro debate destas eleições. A “Carta Potiguar”, por exemplo, registrou que o petista “apresentou domínio das questões levantadas, buscou postura mais propositiva”.

 “[Mineiro] Enfatizou, sobretudo, o planejamento de longo prazo, sem imediatismo, e a necessidade de uma democracia participativa para mudar o modo como as políticas públicas são construídas e para retirar Natal do caos micarlista”, avaliou o site.

No início do debate, Mineiro afirmou que sua primeira ação enquanto prefeito será fazer uma “ação emergencial para limpar e tirar o lixo da cidade” e “reunir a equipe para reiterar nosso pacto de cuidar das pessoas, servir à cidade e fazer uma administração transparente com ética e com a cultura do planejamento”.

 Mineiro disse que “é preciso mudar o padrão de gestão da saúde e inverter a lógica privatista” implantada na atual administração. Ele enfatizou que vai investir na gestão pública com foco na atenção básica, na implantação efetiva do SUS (Sistema Único de Saúde) e na expansão do Programa de Saúde da Família.

Para Mineiro, é preciso “reorganizar o planejamento da cidade”. Ele disse que vai “romper com a política do imediatismo” e que, em sua administração, “Natal terá uma postura pró-ativa na questão Região Metropolitana”.

Questionado sobre as obras de mobilidade urbana, Mineiro disse que o importante para a sociedade não é a quantidade de jogos da Copa 2014, mas sim as obras que a cidade necessita. Ele afirmou que irá retomar os projetos que não andaram na atual administração.

 Em relação à polêmica sobre a construção de hotéis na Via Costeira, Mineiro observou que essa questão não depende da vontade do gestor, mas sim da legislação vigente. Ele afirmou que irá retomar o projeto original, que prevê a construção de 14 acessos à praia.

 “Vamos retomar [a construção de hotéis] naquilo que for possível, com equipamentos urbanos e acessos à praia. A Via Costeira tem um papel fundamental para o desenvolvimento de Natal, mas com sustentabilidade e respeito à legislação. Vamos retomar e mediar o diálogo sobre essa questão com o empresariado”, comentou.

 Mineiro também falou sobre o papel da administração municipal no combate à violência urbana e destacou que, para enfrentar esse problema, vai priorizar as ações sociais.

 “Está comprovado que as áreas mais abandonadas pela administração são as mais atingidas pela violência, que afeta principalmente os jovens. Vamos trabalhar com as ações sociais e implantar as Estações da Juventude, que são centros integrados de cultura, formação e esporte”.

Ao encerrar sua participação no debate, Mineiro lembrou da beleza da cidade, disse sentir orgulho de viver e criar sua família em Natal, mas reiterou que nossa linda capital precisa ser melhor cuidada.

 “Não esperem de mim nenhuma promessa mágica, esperem compromisso. Eu sou do PT do presidente Lula e da presidenta Dilma. Vamos debater para colocar Natal em sintonia com as melhorias que ocorrem no Brasil. Eu sei que você está muito machucado com a nossa cidade mal cuidada. Isso é reflexo de gestões que se preocuparam só com o imediatismo. Vamos mudar isso para devolver a auto-estima do natalense e para que essa cidade não reconhecida só pelas belezas naturais, mas também por cuidar bem do nosso povo”, completou.

.

Por Alisson Almeida

Anúncios