O candidato do PT à Prefeitura de Natal, deputado Fernando Mineiro, apresentou neste sábado (25) as propostas petistas para o Centro Histórico de Natal, durante a “I Sambatina” promovida pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba). O evento visa questionar os seis concorrentes ao pleito municipal sobre pontos relacionados à estrutura, revitalização e mobilização cultural dos bairros Cidade Alta e Ribeira.

Mineiro mostrou importantes propostas que dispõe para a revitalização da Ribeira/Cidade Alta, as políticas públicas para fomentar e incentivar a produção artístico-cultural da área e as ações institucionais que darão suporte ao correto ordenamento da área.

É proposta do petista articular as diretrizes do Plano Municipal de Cultura com o PAC das Cidades Históricas e dar um passo na preservação do patrimônio arquitetônico, incentivo à ocupação planejada da área e a salvaguarda do acervo e memória do lugar. Mineiro foi indagado pela própria Samba, por entidades convidadas ao evento e por veículos de comunicação impressa da capital.

“No nosso programa de Governo incorporamos a necessidade de assumirmos como tarefa do município essa questão que envolve o Centro Histórico”, assegurou o candidato. Mineiro entregou aos representantes da Samba o programa de Governo que inclui 13 pontos estratégicos que são fundamentais para a estruturação da cidade.  “Entre eles está a revitalização dessa área”, emendou.

Camelôs

Os trabalhadores informais que comercializam no Centro e Ribeira também terão uma atenção especial do futuro prefeito de Natal. Mineiro criticou as últimas gestões municipais por tratarem o assunto “camelôs e vendedores informais” da Cidade Alta como questão paisagística, tanto que a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) é a responsável por gerenciá-los.

“Eu não tratarei dessa matéria como uma questão de qualificação e formalização”, destacou o futuro prefeito do PT. Mineiro implementará ações potencializadoras para impulsionar de uma maneira organizada o comércio e os serviços da  área. Para isso, atrelará os empregos e ocupações informais do centro à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Projeto executivo

Ao tratar problemas pontuais, mas igualmente importantes para o Centro Histórico, como segurança, iluminação, acessibilidade, entre outros, o candidato do PT observou que um projeto executivo que visa a revitalização dos bairros Cidade Alta/Ribeira deverá ser o norteador de todo esse processo que visa desafogar as ruas do local, dar mais segurança aos transeuntes e sinalizar adequadamente os pontos turísticos.

Esse projeto foi possível graças a um convênio com o Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste), na época em que o coordenador era o candidato a vice-prefeito do PT, Carlos Alberto de Medeiros. “O documento já foi licitado e a empresa vencedora terá um ano para apresentar a proposta ao poder público”, destacou Mineiro.

Corredor cultural e Centro Cultural BNB

Uma outra intenção de Mineiro é dar vida ao que chamará “corredor cultural da cidade”. Esse instrumento visa gerar novas oportunidades de emprego e renda para os natalenses e dar um ordenamento à área.

Junto com a deputada Fátima Bezerra, o futuro prefeito da cidade quer viabilizar um Centro Cultural na sede do Banco do Nordeste (BNB), na Cidade Alta. Os petistas já realizaram tratativas com os dirigentes do BNB para dar luz à proposta. “Vamos dialogar com o setor cultural. Esse sempre foi o meu jeito de trabalhar e vai continuar sendo. Para isso, vamos dar prioridade à área cultural, colocar pessoas que tenham afinidade e que possam de verdade contribuir com a área”, finalizou Mineiro.

Anúncios