O SINTEST/RN (Sindicato Estadual dos Técnicos em Educação Superior) realizou na manhã desta terça-feira (28), no auditório da UFRN, um debate entre os candidatos à Prefeitura de Natal.  O candidato do PT, Fernando Mineiro, participou do evento, junto com os candidatos do PSOL e do PSDB. Os candidatos a vereador pelo PT, Carlos Araújo, Hugo Manso e Raoni Fernandes, também estiveram presentes ao local.

“Modernizar a cidade, atender as demandas da sociedade e colocar em prática os cinco eixos que norteiam nosso programa de governo, é meu objetivo quando for eleito. Não me preparei apenas para ser candidato à prefeitura de Natal, me preparo diariamente para ser um militante político. Para ser um bom prefeito é necessário gerir os conflitos que surgem na sociedade”, disse Mineiro na abertura do evento.

Privatização na Saúde

Mineiro explicou que pretende suspender todos os processos de privatização de serviços que existem dentro da prefeitura. “A prefeitura tem 110 milhões de reais  para serem aplicados em saúde. Vou garantir um SUS de qualidade e eficiência. É possível fazer uma gestão com compromisso com a população, e com serviços humanizados”, complementou.

Previdência

Mineiro pretende implantar um conselho de gestão previdenciária para administrar os recursos do fundo, para que saques indevidos como ocorreram em gestões passadas não voltem a se repetir.

Educação

Segundo Mineiro,  Natal precisa de um planejamento educacional e metas a serem cumpridas. “Quero implantar um plano de educação que diminua a evasão escolar, e priorize a educação infantil que não atende nem 20% das crianças com menos de 5 anos. Natal perdeu verbas do governo federal porque não apresentou projetos ao Ministério da Educação. Pretendo também retomar o diálogo com os servidores públicos. A cidade tem 10% de população analfabeta, quero fazer um grande mutirão de combate ao analfabetismo. O  projeto “De Pé no Chão também de aprende a ler” fez 50 anos, pretendo retomar este projeto”, concluiu.