Mineiro chega ao debate acompanhado de Fátima Bezerra e de seu vice, Carlos Alberto Medeiros

Mineiro vai padronizar calçadas de Natal

Ao participar de debate na TV Universitária, na noite desta segunda-feira (3), o candidato do PT à Prefeitura de Natal, deputado Fernando Mineiro, disse que padronizará as calçadas de Natal, para garantir, assim, a acessibilidade de pedestres e motoristas nas ruas da cidade.

“Andar em Natal é fazer uma verdadeira corrida de obstáculos. Vamos padronizar as calçadas da cidade”, garantiu Mineiro. A afirmação do candidato petista ocorreu durante o primeiro bloco, em resposta a uma estudante universitária que indagou sobre propostas para melhorar o congestionamento nas calçadas.

Governo do PT criará estações da juventude

No segundo bloco, Mineiro mostrou mais uma vez ser o mais preparado para administrar Natal. Enquanto a maior parte dos candidatos dedica parte do tempo em expor desavenças e trocar críticas, o petista chama o debate para si e abre um diálogo em torno de propostas e políticas públicas para Natal.
Mineiro chamou atenção para as políticas públicas voltadas para a juventude. O Governo do PT vai implantar em Natal projetos em consonância com as políticas nacionais, que estão sendo executadas pela presidenta Dilma. Alinhado ao plano nacional, ele pretende instalar um conselho para a juventude e implementar o crédito jovem, que é fundamental para apoiar cidadãos empreendedores.
“Vamos tornar realidade também as estações da juventude, que estarão espalhadas por toda a cidade. Vamos instalar equipamentos que garantam as práticas esportivas e dar suporte a atrações como lazer, meio ambiente e cultura”, frisou ele.

“Vou romper com as terceirizações da Saúde”, afirma Mineiro

Ainda no segundo bloco, Mineiro apresentou as propostas que dispõe para a saúde. O candidato do PT não poupou críticas à ineficiência do sistema público atual e que perdura faz várias gestões e ressaltou a necessidade de um compromisso real com um SUS público e de qualidade. Ao mesmo tempo, destacou o petista, é urgente que se rompa com o processo de terceirização e se combata efetivamente os desvios e a corrupção.
“Com uma saúde transparente e equilibrada teremos as condições necessárias para arcar com as contrapartidas dos programas do Governo Federal”, disse Mineiro. Eleito prefeito, ele priorizará a saúde básica, a construção da rede, como a rede cegonha, a ampliação dos cap’s, entre outras coisas.
O governo do PT vai promover um conjunto de ações de alta e média complexidade na rede como um todo e garantir a saúde como um direito básico. “Além de fazer as ações em cada bairro, vamos dotar os distritos de unidades mistas que possam atender a população”.
A administração do Pt será, segundo Mineiro, proativa, no sentido de articular a região metropolitana e chamar o governo enquanto parceiro para as ações mais complexas para o atendimento mais avançado. “Além disso, vamos suprir as unidades e respeitar e valorizar os servidores. Fazer uma gestão compartilhada”, comentou Mineiro.

Mineiro no debate da TVU

Corredores exclusivos, ciclovias e VLT para a mobilidade

No terceiro bloco do debate da TVU, professores da UFRN questionaram os candidatos sobre temas variados. Coube a Mineiro responder a pergunta do professor do Departamento de Saúde Coletiva sobre os cuidados de um gestor com a mobilidade urbana de maneira interligada com a Saúde. “Nós vamos cuidar dessas duas áreas em um contexto de garantir uma cidade saudável”, disse.
Para uniformizar e tornar o trânsito mais tranquilo e seguro Mineiro pretende implantar um sistema de corredores exclusivos para ônibus, impulsionar as discussões em torno do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e tornar realidade a construção de ciclovias, para assegurar que os ciclistas tenham condições de pedalar com segurança. “Nós estamos fazendo um amplo processo de educação no trânsito, para reduzir o número de acidentes, que causam grandes prejuízos para as famílias e as cidades”, referendou.

Mineiro quer parceria com a UFRN

O candidato Mineiro destacou o papel fundamental da UFRN no auxílio teórico e prático para enfrentar os vários problemas da cidade e garantiu que, se eleito, vai procurar a Universidade para formalizar um convênio que tem como fim a troca de experiências e todo o suporte que a academia oferece. “Digo isso com propriedade e tranquilidade porque ao longo da minha vida política tem sido aqui uma das minhas fontes de conhecimento. Conhecer a cidade demanda vivência política, mas também é preciso teoria. A academia tem me dado essa base tão importante”, destacou Mineiro.
O petista afirmou na ocasião, a honra e o prazer em ter como vice o professor do Departamento de Administração da UFRN, Carlos Alberto. “Nós vamos desenvolver ações conjuntas em todas as áreas. Será demandado para essa casa uma serie de desafios que, tenho certeza, que muito nos vai contribuir”, concuiu.

Anúncios