Em debate com os candidatos a prefeito de Natal na TV Tropical, ontem à noite, Mineiro (PT) criticou o “continuísmo” na política natalense, defendeu a necessidade de renovação na cidade e reafirmou que vai “linkar” Natal com o projeto de desenvolvimento do governo da presidenta Dilma Rousseff.

“Eles [Carlos Eduardo e Hermano Morais] representam o continuísmo político. Natal precisa se renovar. Tenho chamado a atenção para a arenga inventada entre eles, que são patrocinados por uma mesma família. É preciso dar um basta nessa briguinha que não leva ninguém a lugar nenhum. Nós, sim, vamos mudar e linkar a cidade com o projeto nacional”, comentou o petista.

Questionado sobre o Plano Diretor de Natal, Mineiro lembrou que foi relator do projeto de 1994, que ganhou prêmio internacional, mas não teve seus instrumentos de gestão ainda colocados em prática. Ele disse que irá regulamentar as Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s), além de promover a efetiva revisão do PDN.

Mineiro acrescentou que vai dar um tratamento especial à Zona Norte, que terá um plano de desenvolvimento integrado específico. “Eu sou daqueles que rimam desenvolvimento com sustentabilidade. Não tivemos nos últimos anos gestões que pensassem a médio e longo prazo. Falta planejamento e gestão”, observou.

Em relação à mobilidade urbana, Mineiro reiterou que vai fazer a licitação do sistema de transporte coletivo para estabelecer “as regras e os padrões de remuneração das tarifas”. “O Seturn não vai mandar na cidade na minha administração”, afirmou.

Ele também destacou que vai tirar do papel o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em parceria com as demais cidades da Região Metropolitana, o governo estadual e o governo federal.

Nas considerações finais do debate, Mineiro lembrou que é do “time” do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, convocou as pessoas a se unirem pelo segundo turno e se disse “preparado” para administrar Natal.

“Eu me sinto preparado [para ser prefeito], não porque sou um super-homem, mas sim para coordenar uma equipe e mudar a realidade da nossa cidade para melhor”.