O PT/RN recebeu ontem em Natal, o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. Estavam presentes as maiores lideranças do PT no estado. Vereadores, prefeitos e vices do interior, marcaram presença.  Compuseram a mesa, os vereadores de Natal, Fernando Lucena e Hugo Manso, junto com o deputado estadual Fernando Mineiro, a deputada federal Fátima Bezerra, além do presidente do diretório municipal Carlos Araújo, do diretório estadual, Eraldo Paiva e do vereador do PC do B, George Câmara.

Dirceu tem percorrido o Brasil com a palestra “O legado Lula: oito anos que mudaram o Brasil” – debate que tem o objetivo de discutir os avanços do governo Lula e rebater as críticas da oposição.

Antes de começar o evento, o ex-ministro conversou com a imprensa potiguar e concedeu uma entrevista coletiva, onde conversou sobre alianças com outros partidos, ação penal 470 e eleições 2014. “Eu ainda espero que o Supremo Tribunal Federal me faça justiça, sou inocente. Vou usar do direito que tenho de entrar com os recursos. Quando transitar em julgado e sair a sentença final, aí vamos analisar com os advogados se recorremos ou não à Corte Penal Internacional ou de Direitos Humanos em Washington e San José da Costa Rica”, informou à imprensa.

Quando entrou no auditório, Dirceu foi ovacionado pela militância que o saldou com as frases “Dirceu guerreiro! Do povo brasileiro!” Durante sua fala, que durou cerca de uma hora, o ex-ministro destacou a trajetória política do ex-presidente Lula, exaltando a capacidade e a humildade dele em conhecer de perto o Brasil e o seu povo. “Não devemos abandonar a luta social e política”, complementou .

Após o discurso de Dirceu, foram aberta 06 inscrições de fala para a militância petista, que enalteceram os avanços do governo Lula, bem como também fizeram as críticas pertinentes e rebateram a existência do chamado “mensalão”.  Durante este momento, o professor universitário Juliano Siqueira, militante histórico do PT, emocionou a todos, ao lembrar da repressão, prisão e tortura que ele e Dirceu sofreram na época da ditadura.

Dirceu finalizou  o evento parafraseando o ex-presidente Lula: “Nós temos que ter orgulho da estrela vermelha do PT e andar com ela no peito e de cabeça erguida. Temos que ouvir e dialogar com o povo. Fazer o que ainda falta neste país. Temos que construir um governo baseado no dialogo com o povo!”.

Texto Rosa Moura e Fotos Vlademir Alexandre