Mineiro e Severine

Na última quinta-feira (25), o mandato do deputado Fernando Mineiro promoveu na Assembleia Legislativa uma audiência pública para debater políticas de enfrentamento à violência contra o jovem. Com grande representação popular, onde mais de 50 instituições participaram do evento, as entidades que ali estavam, entregaram uma carta de reivindicações à secretária nacional de Juventude, Severine Macêdo.

A representante do OBIJUV (Observatório da População Infanto Juvenil em Contextos de Violência) da UFRN, Shirlenne dos Santos, chamou atenção para os índices da violência contra a juventude no Rio Grande do Norte. Ela destacou que, apenas em 2011, foram 2.107 jovens, entre 15 e 29 anos de idade, mortos na Região Metropolitana de Natal.

Na ocasião, Severine Macêdo apresentou o Plano Juventude Vida de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra, executado pela Secretaria Nacional de Juventude, órgão ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República e à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

A secretária destacou que o fenômeno da violência no Brasil tem idade, cor, classe e gênero, porque, segundo as estatísticas disponíveis, suas principais vítimas são jovens entre 15 e 29 anos, negros, pobres e do sexo masculino. Natal figura em 23º lugar no ranking nacional de mortes contra a juventude negra.

“Não podemos continuar tolerando que centenas de jovens morram todos os dias na periferia, enquanto a sociedade acha isso normal. Isso não aparece na mídia, a não ser quando é em programas sensacionalistas”, comentou a secretária, acrescentando que, apesar das conquistas importantes dos últimos dez anos, nosso país “ainda não conseguiu dar respostas definitivas ao problema da violência contra a juventude”.

O presidente do PT/RN Eraldo Paiva, e os vereadores de Natal, Hugo Manso, Fernando Lucena e o Secretário da JPT/Natal, Rodrigo Bico também prestigiaram o evento.

Fotos: Vlademir Alexandre