ped2013marcaO Diretório Nacional do PT analisou nesta segunda-feira (29), em São Paulo, os recursos que questionavam as decisões aprovadas na reunião anterior. Diante dos argumentos apresentados, os membros da direção nacional chegaram a um entendimento e aprovaram algumas alterações nas regras do PED 2013.

.

São três as mudanças principais:

1) Prazo para pagamento das contribuições partidárias

O Diretório Nacional prorrogou para 30 DE AGOSTO o prazo para pagamento das contribuições partidárias individuais e para 16 DE SETEMBRO o prazo para pagamento das contribuições coletivas.

2) Pré-ordenação das chapas.

A ordenação será feita pelas chapas no período entre a votação e a proclamação do resultado do PED. A ordenação apresentada não poderá ser alterada posteriormente.

3) Atividades Partidárias

Passam a ser consideradas atividades partidárias, além daquelas já previstas no regulamento atual, a participação em uma chapa; a plenária para novos filiados e filiadas e a quitação financeira individual. Entre os dias 31 DE AGOSTO E 16 DE SETEMBRO, os Diretórios Municipais poderão organizar atividades de arrecadação coletiva para efetuar o pagamento das contribuições partidárias de todos os filiados e filiadas que não puderam pagar sua contribuição partidária individualmente.

Neste caso, para poder votar no PED, o filiado ou filiada deverá, em contrapartida, comprovar sua participação em um atividade partidária. A direção nacional ressalta que em relação aos cursos de formação para novos filiados e filiadas não houve nenhuma alteração. Quem teve seu pedido de filiação aprovado até 10 DE NOVEMBRO DE 2012, precisa participar de uma plenária de formação até o dia 12 DE AGOSTO para ter sua filiação aprovada e poder votar no PED. O Diretório Nacional também decidiu reorganizar a Comissão de Organização Eleitoral, que passará a contar com um representante de cada chapa, tendo um suplente em São Paulo ou Brasília.

Fonte: PT Nacional