IMG_20130830_183244.
.
A Plenária Estadual de Cultura aconteceu em dois momentos: no dia 30 de Agosto, sexta, 17:00h, foi realizada na Sede do PT, o primeiro momento que contou com uma palestra do Secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, e de membros integrantes da Comissão Pró-Setorial de Cultura. Foi relatada uma retrospectiva do Setorial-RN e um balanço da SNCult e suas relações com o PT, o MinC e os setores organizados da sociedade civil. Também foi apresentada a proposta de dinâmica dos trabalhos que seria desenvolvida no dia posterior, quando da realização da Plenária Estadual, no IFRN Cidade Alta. Esse primeiro momento contou com a participação de 26 militantes, representando as cidades de Natal; São Gonçalo do Amarante; Mossoró e Parnamirim, com destaque para a presença do Deputado Estadual, Fernando Mineiro; do Vereador em Natal, Hugo Manso, do Presidente do PT Estadual, Eraldo Paiva e representantes dos Mandatos da Deputada Fátima Bezerra e Vereador Fernando Lucena.
O segundo momento aconteceu no dia 31 de Agosto de 2014, sábado, 09:00h, no IFRN Cidade Alta, e também contou com Palestra do Secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, de Gilson Matias, da Representação Nordeste do MinC e de membros integrantes da Comissão Pró-Setorial de Cultura. O evento contou com a participação de 25 militantes, representando as cidades de Natal; São Gonçalo do Amarante; Mossoró; Parnamirim e Ipanguaçu. Também contou com a participação dos companheiros/as Prazeres Barros e Thiago Queiroz, do Setorial de Cultura de Pernambuco. Depois de um intenso debate tiramos os seguintes encaminhamentos:
1-   Realização de Seminários Regionais em várias cidades do interior, iniciando pela cidade de Mossoró;
2-   Realização do Seminário Regional, promovido pela SNCult, integrando os Estados do RN, PB e PE, em Recife-PE, nos dias 11 e 12 de Outubro;
3-   Realização de reuniões quinzenais do Setorial-RN, sendo a primeira no próximo dia 14 de Setembro, na sede do PT, 14:00h.
4-   Escolha dos nomes para compor a direção do Setorial-RN e sua Coordenação, sendo o mandato provisório, até o Encontro Estadual:
– Coordenador: Aluízio Matias dos Santos
– Membros do Setorial: Haroldo Gomes; Fábio Lima; Gilson Matias; Daniel Souza; Maria Do Carmo; Lenilda da Silva;Joilma Pereira; Sérvulo Aimoré; Carlos Wanderley; Adler Barros; Ilê dos Santos; Donizete Lima; Tiago Azevedo e Enoque Vieira.

Texto de Aluísio Matias