_VAG2401

O papel do município de Natal no enfrentamento ao extermínio da juventude foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (17), no plenário da Câmara Municipal de Natal. A iniciativa foi proposta pelo vereador Hugo Manso (PT).

Participaram da discussão, representantes das secretarias municipais de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA (Secopa) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), do Centro Marista de Juventude – CMJ de Natal e do Observatório Infantojuvenil em Contextos de Violência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Obijuv), O deputado estadual Fernando Mineiro (PT),  além de líderes estudantis e comunitários, membros de entidades empenhadas na promoção de políticas para a juventude e sociedade civil.

Na ocasião, foram abordadas questões como a maioridade penal, educação, saúde, enfrentamento às drogas, desigualdades sociais, direitos das crianças e adolescentes e financiamento de programas de proteção para a juventude. Também foi apresentado um projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, que visa debater de forma permanente a temática na CMN.

Hugo Manso informou que existe o “Plano Juventude Viva”, fundo nacional criado pelo Governo Federal para financiar o desenvolvimento de políticas afirmativas para a juventude em cidades que apresentam altos índices de violência entre pessoas dessa faixa etária. “O problema é que a Prefeitura de Natal ainda não nomeou a equipe responsável por elaborar os projetos necessários para a cidade ter acessos aos recursos do Juventude Viva”, explicou.

Os dados apresentados durante o debate mostram que jovens negros residentes dos bairros mais pobres da cidade são as principais vítimas da violência. “Trata-se de um problema social, e reduzir a maioridade penal não reduz a violência. Precisamos discutir a educação, nosso Ensino Médio atravessa um momento difícil, pois neste nível registramos a maior evasão escolar”, concluiu Hugo Manso.

Fonte: Jornal de Hoje

Anúncios