Com a visita do deputado federal pelo estado de São Paulo, e recém eleito líder da bancada do PT, Vicentinho, a nosso estado, a programação dos 34 anos do PT em Natal sofreu algumas alterações.  Confira abaixo a nova agenda:

Agenda _ aniversário do PT 2.

.

Saiba mais sobre Vicentinho

Trabalhador rural e minerador, Vicentinho saiu de Acari/RN, para trabalhar, assim como Lula, na indústria metalúrgica em São Paulo, onde logo começou a se destacar como liderança dos trabalhadores. Sua trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores o levou à Câmara Federal, onde exerce seu terceiro mandato, assumindo a liderança do PT na legislatura de 2014.

Em 1981, Jair Meneguelli é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, tendo Vicentinho como vice-presidente. Em seguida, Meneguelli participa da fundação da CUT e a preside. Vicentinho torna-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Entre 1994 e 2000, continuando sua combativa atuação sindical, assumiu a presidência da CUT. Logo no início de seu mandato realizou uma marcha de São Paulo a Aparecida para chamar a atenção e para a discriminação racial. Com isso trouxe o movimento sindical para assumir definitivamente a bandeira empunhada pelo movimento negro brasileiro. Na gestão da CUT Vicentinho liderou a resistência ao neoliberalismo, que teve seu ápice no Governo FHC, quando impôs a sociedade brasileira a privatização das maiores e mais rentáveis empresas públicas do país. Outra importante ação de Vicentinho foi, em 1997, fundar o Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial no Trabalho do qual foi presidente.

Vicentinho cópia

A atuação de Vicentinho como um porta-voz da sociedade é demonstrada pelos projetos apresentados e aprovados na Câmara. Destacamos o PL 3452/12 que regulamentou o reconhecimento e a demarcação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas – descendentes de indivíduos que resistiram ao regime de escravidão. Os primeiros documentos de posse dessas terras foram entregues em 2009, pelo presidente Lula em cerimônia oficial e emocionante no Palácio do Planalto. A batalha contra o PL 4330, da terceirização é outra demonstração do compromisso deste deputado federal que cumpre com louvor a missão de defender os trabalhadores, reconhecendo-os como os mais importantes produtores das riquezas do nosso país. Luta pelo desenvolvimento sustentável, com ênfase na defesa do meio-ambiente e da cultura e contra todos os tipos de discriminação, alertando que essas questões representam a garantia de nossa sobrevivência, nossa identidade e nossa unidade enquanto sociedade brasileira.

Como reconhecimento pelo trabalho no Congresso Nacional Vicentinho foi eleito como um dos dez melhores parlamentares do Brasil entre os 513 que compõem a Câmara Federal. O petista ocupou a oitava posição no Prêmio Congresso em Foco 2012. Em uma votação setorizada, em que o deputado é avaliado em áreas de maior atuação, Vicentinho ficou em sexto lugar entre os que trabalham em defesa da Previdência Social e dos servidores públicos.

.

Com informações do PT/Brasil