dilma-rousseff-20104

A presidenta Dilma Rousseff (PT) continua favorita para vencer a sucessão eleitoral de outubro no primeiro turno. É o que revela a nova pesquisa Ibope, divulgada nesta quinta-feira (20). De acordo com o levantamento, a petista teria hoje 43% dos votos dos brasileiros, seguida de longe pelo segundo colocado, o senador Aécio Neves (PSDB), que obteve 15%. Em terceiro, aparece o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com apenas 7%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 17 de março. A marge de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-00031/2014.

Em outro cenário, com a inclusão dos chamados candidatos “nanicos”, Dilma fica com 40%, contra 13% de Aécio e 6% de Campos. Os adversários da presidenta, somados, teriam 23% das intenções de voto. Com esses números, Dilma seria eleita ainda no primeiro turno.

Num hipotético segundo turno, segundo o Ibope, Dilma venceria Aécio por 47% a 20%. Contra Campos, o placar seria de 47% a 16% a favor de Dilma.

O Ibope também testou cenários em que Marina Silva aparece como candidata do PSB no lugar de Eduardo Campos. A eventual substituição em nada afetaria o cenário, uma vez que a presidenta, ainda assim, venceria a disputa no primeiro turno, com 41% das intenções de voto, contra 14% de Aécio e 12% de Marina. Caso houvesse segundo turno, Dilma venceria com 45%, frente a 21% da ex-ministra do Meio Ambiente.

 

Fonte: Assessoria Fernando Mineiro

Anúncios