33d02c07a8407feff35589abaa4ae213
Entre os dias 19 e 24 de maio, Natal sediará a Teia da Diversidade 2014. Esse grande evento não caracteriza-se apenas como uma grande mostra artística da Cultura brasileira, mas como uma grande ação de culminância das atividades de milhares de Pontos de Cultura espalhados por todo esse Brasil – e também da nossa diversidade cultural.

Nas instalações do campus da UFRN, IFRN – Cidade Alta, Largo Dom Bosco, Casa da Ribeira, SESC – Centro e ainda em inúmeros outros espaços da cidade acontecerão Seminários, Fóruns, oficinas, debates, encontros, intervenções e apresentações artísticas, exposições, mostra de cinema, desfiles e mostra de economia solidária, entre outras atividades.

Todas as ações que acontecerão aqui em Natal têm como foco principal o fortalecimento da cidadania cultural no combate a intolerância religiosa, homofobia, racismo e a qualquer outra forma de opressão.

Nosso mandato teve papel fundamental no tocante às negociações, para que a Teia Nacional da Diversidade viesse para Natal. Escutamos a sociedade civil, os Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte e levamos a demanda para a ministra Marta Suplicy, que entendeu a importância da realização desta ação em nossa cidade.

Não poderia deixar de falar da importância do IFRN e da UFRN, e do empenho de seus Reitores, Belchior e Ângela Paiva, respectivamente, com a produção desta ação. Suas equipes estão envolvidas e sendo protagonistas importantes nesse processo, e tenho certeza que ambas as instituições entenderam bem a importância da Teia para a academia, envolvendo estudantes de diversos setores de seus cursos. O Ministério da Cultura aporta em Natal, trazendo todas as suas secretarias, por meio de várias ações e envolvendo os movimentos de juventude, LGBT, Matrizes indígenas, africanas e ciganas, Hip-Hop, pessoas com deficiência, capoeira, cultura popular e as diversas linguagens artísticas.

Tenho certeza que teremos uma grande de Teia da diversidade.

Por Fátima Bezerra

___________________

Confira a programação completa do evento:  culturadigital.br/teiadadiversidade/