bolsa-familia-onu

 

O Relatório de Desenvovimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2014 destacou várias conquistas alcançadas no Brasil graças a uma série de políticas públicas que melhoraram a vida de milhões de brasileiros. O Bolsa Família está entre os destaques do documento, que elogia o programa e considera o benefício um exemplo de combate à pobreza e transferência de renda.

Segundo o estudo, o Bolsa Família trouxe benefícios a longo prazo, já que as famílias precisam manter os filhos na escola para receberem o benefício. Para a ONU, os programas de transferência de renda como o Bolsa Família foram importantes para diminuir os impactos em decorrência da crise econômica mundial de 2008. O documento destaca: “Veja a iniciativa do Bolsa Família, um programa de transferência de renda que tem como objetivo minimizar os adversos impactos de longo prazo mantendo as crianças na escola e protegendo a saúde delas.”

Ainda de acordo o relatório, o programa “custou 0,3% do PIB em 2008-2009 e foi responsável por 20-25% da redução da desigualdade.” É o que se chama de ganha-ganha. O documento afirmou também que, no curto prazo, o programa suavizou os efeitos negativos da crise internacional sobre o poder de compra dos mais pobres, o que ajudou, por consequência, a manter o nível de consumo.

Anúncios