PCdoB anuncia apoio a Mineiro 05
Crédito: Vladimir Alexandre

O PCdoB anunciou o apoio do partido à pré-candidatura a prefeito de Natal do deputado estadual Fernando Mineiro (PT). O anúncio aconteceu em reunião realizada na sede do diretório municipal da sigla, no final da manhã desta sexta-feira (29), com a presença de parlamentares e dirigentes das duas legendas. O vereador e presidente da direção municipal do PCdoB, George Câmara, disse estar “muito honrado” por se somar ao projeto encabeçado pelo PT.

Na ocasião, o partido assumiu o compromisso de indicar um nome para compor a chapa majoritária com o PT. O nome deverá ser de uma mulher com perfil jovem. Mineiro disse que a vinda do PCdoB, com sua história e tradição democrática, “nos deixa ainda mais motivados e nos dá mais energia para disputar os rumos da cidade”.

“O PCdoB havia apresentado um nome qualificado para a disputa eleitoral, que é o vereador George Câmara, um profundo conhecedor de Natal e das questões da Região Metropolitana. Nós recebemos a confirmação desse apoio com muito respeito e agradecimento”, comentou.

PCdoB anuncia apoio a Mineiro 07
Crédito: Vladimir Alexandre

De acordo com Mineiro, a campanha será construída conjuntamente pelos dois partidos, pelas suas militâncias e pelos movimentos sociais ligados às duas legendas. “Vamos construir juntos um projeto para a cidade, enfrentando esses ataques nacionais e essa mesmice da atual administração de Natal”.

A senadora Fátima Bezerra, presente à reunião, destacou a importância da reedição da aliança entre PT e PCdoB em Natal. Ela disse que esta eleição será “um grande desafio”, mas acrescentou que, com a vinda do partido, as chances da chapa progressista chegar ao segundo turno “são muito maiores”.

“A vinda do PCdoB fortalece a nossa luta, não só eleitoralmente, mas também programaticamente. Tenho convicção de que vamos chegar ao segundo turno para, então, realizarmos o sonho que está há tantos anos em nossos corações, que é de administrar Natal”, declarou.

O vice-presidente municipal do PCdoB, Jan Varela, disse que a militância, a juventude e a nominata de vereadores (as) do partido “estão de corpo e alma nesse projeto para disputarmos a eleição e dirigirmos a cidade”.

O tom foi o mesmo usado pelo Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Albérico Medeiros, que destacou a parceria com o PT, nestas eleições, em cerca de 70 municípios do RN.

Já o presidente municipal do PT, Juliano Siqueira, disse que a vinda do PCdoB não é uma adesão, mas sim uma soma.

“Estamos começando a construir o projeto de uma frente programática para administrar a cidade. Vamos retomar o projeto iniciado na década de 1960 pelo saudoso Djalma Maranhão”, disse, relembrando inciativas pioneiras pelo então prefeito de Natal, cujo mandato foi cassado pelos militares golpistas de 1964.

PCdoB anuncia apoio a Mineiro 02
Crédito: Vladimir Alexandre

O presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, ressaltou o “esforço das direções dos dois partidos na construir dessa aliança, que vem sendo dialogada com muito respeito”. Ele enfatizou que a chegada do PCdoB “fortalece a candidatura de Mineiro”, acrescentando que tem “absoluta confiança na nossa ida ao segundo turno nestas eleições”.

O nome da companheira de chapa de Mineiro será anunciado no sábado (30), durante plenária na sede da Fetarn. A convenção do partido será na terça (2) pela manhã no Diretório Municipal. Depois disso, no final da tarde, a legenda irá participar do ato político do PT, no ginásio do DED em Candelária, com a presença do ex-presidente Lula e do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.

A reunião desta sexta contou, ainda, com a presença das dirigentes municipais do PCdoB Glória Nogueira e Edneide Jácome e do pré-candidato a vereador Cabo Jeoás.