6649c1ac-47cc-49af-aae2-24e409625bc2
JPT Natal reunida durante ocupação da UFRN

O Brasil atravessa tempos nebulosos após o golpe sofrido pela presidenta Dilma. Esse processo interrompeu um ciclo inquestionável de avanços sociais, abrindo precedentes para a execução de um pacote de maldades que ataca os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras despudoradamente.

A PEC 241, a reforma do ensino médio, a lei da mordaça, a extinção de bolsas de apoio científico, são retrocessos sociais que atingem diretamente a juventude brasileira. Esse segmento, durante os governos Lula e Dilma, teve a oportunidade de escolher qual sonho seguir, rompendo um histórico de pobreza e exclusão social.

Nós que construímos a Juventude do Partido dos Trabalhadores não iremos nos calar diante de tamanhos retrocessos. A educação, pelo potencial de transformação da condição social do indivíduo, ocupa papel de destaque na atual conjuntura, na perspectiva de impedir que ela volte a ser instrumento de aprofundamento das desigualdades e privilégio de poucos/as, especialmente dos filhos da elite brasileira.

A Escola, por ter como razão de existir os/as estudantes, também a eles/as pertence. Sendo assim, é legítimo o direito de ocupá-las. Cabe ao Estado garantir as condições necessárias à segurança destes/as jovens no exercício democrático do direito à manifestação e participação política. Nesse sentido, lamentamos a postura do Ministério Público do Rio Grande do Norte à medida em que, por meio de recomendações à Secretaria do Estado da Educação e Cultura, busca cercear este ato de resistência da juventude potiguar que se levanta contra tais medidas e, tão somente, exerce direitos assegurados pelo ECA.

Manifestamos, ainda, nossa absoluta discordância com toda e qualquer medida que venha a ameaçar o direito à greve e censurar a luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras pela garantia dos seus direitos.

Da luta por uma educação inclusiva e de qualidade, por um país mais justo e igualitário, não nos retiramos.

Dani Nunes – Secretária de juventude PT Natal