O maior partido de esquerda da América Latina, com mais de 1,7 milhão de filiados em todo o Brasil, comemora hoje, 10, seus 37 anos de fundação.

Fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), o Partido dos Trabalhadores surgiu com a necessidade de promover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo. O reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do PT como um partido político veio dois anos depois, em 11 de fevereiro de 1982.

A partir de abril, o PT começa a eleger suas novas direções partidárias, culminando em junho, com a realização do 6º Congresso Nacional intitulado Marisa Letícia Lula da Silva, uma homenagem a ex-primeira-dama, falecida na última sexta-feira (03).

Para o presidente estadual Eraldo Paiva, a data é muito importante e deve ser comemorada: Mesmo com toda perseguição sofrida, elegemos durante quatro eleições seguidas, os presidentes do Brasil. Lula e Dilma realizaram uma transformação social nunca vista nesse país. Tenho muito orgulho de ser petista, disse Paiva.

Em Natal, o partido irá promover uma feijoada com política, pelos 37 anos da legenda.