Anne Karolyne Moura foi eleita, neste domingo, a nova secretária de mulheres do PT. Karolyne ocupa agora o cargo que foi de Laisy Moriére por dois mandatos. “Tudo aquilo que já foi construído pavimenta o caminho para os próximos avanços”, disse ela, em discurso após o anúncio do resultado.

A eleição ocorreu durante o XII Encontro de Mulheres do PT, e contou com cinco candidatas. Karolyne obteve 57% dos 646 votos, totalizando 371 votos. Já Liliane Oliveira obteve 169 votos, Kátia Guimarães, 61 votos e Wilma, 39 votos. “Nós precisamos oxigenar o partido e isso será feito pelas mãos das mulheres”, afirmou.

O Encontro também teve a participação do ex-presidente Lula e da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, que trouxeram ainda mais o reconhecimento e importância da participação das mulheres na construção de políticas públicas para mulheres, mas, principalmente a importância de se fazer esse exercício dentro do próprio partido. A reunião também contou com a presença da senadora potiguar Fátima Bezerra, reforçando a importância participação feminina no parlamento.

A Secretária Estadual de Mulheres do PT/RN, Divaneide Basílio avaliou o Encontro de forma positiva e de bastante representatividade. “O PT do Rio Grande do Norte teve uma delegação bastante expressiva, resultado do nosso Encontro Estadual que reuniu mais de 200 mulheres, das quais foram eleitas 24 delegadas. A participação da delegação do RN no Encontro Nacional traduz essa construção de afirmação das identidades feministas a partir da diversidade. Cada vez que afirmamos que a construção de um partido sem machismo será tarefa de todas nós, estamos ao mesmo tempo nos dispondo a fortalecer a participação das mulheres em todas as instâncias. Registramos a eleição da nova Secretária Anne Karolyne, de identidade indígena e que a agrega essa ampliação da pauta feminista, bem como o pacto geracional, valorizando todo legado e acolhendo as novas gerações”, disse Divaneide.