PT Natal

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

Seja filiado ao PT

Qualquer homem ou mulher que se disponha a lutar por uma sociedade democrática, plural e solidária pode se filiar ao PT, desde que já tenha completado 16 anos de idade, goze de plenos direitos políticos, não esteja filiado a outro partido e possua domicílio eleitoral no mesmo município em que queira se filiar.

Para se filiar ao Partido dos Trabalhadores você pode solicitar sua filiação a qualquer filiado ou filiada; em qualquer Diretório do Partido; ou, preenchendo o cadastro abaixo.

Depois de preenchido o formulário, nós apresentaremos a história e o programa do nosso partido, além dos direitos e deveres dos filiados e filiadas. Sua filiação só será concluída depois que você considerar que não há mais nenhuma dúvida.

Quem preferir pode entrar  em contato com a sede do PT de Natal (Rua Olinto Meira, 1045 – Térreo/ telefone (84) 2226 7308 / e-mail: ptnatalrn@gmail.com).

Formulário de Filiação Partidária

TIRA-DÚVIDAS

Quem pode se filiar ao PT?
Todo brasileiro, homem ou mulher, com o mínimo de 16 anos de idade, que deseje, como o PT, mudar de verdade o Brasil.

O que fazer para se filiar?
Você precisa informar seus dados pessoais: endereço completo; e-mail e, pelo menos, um número de telefone são obrigatórios. Durante o processo de filiação, você será orientado sobre a história e a concepção do PT, assim como seus direitos e deveres como filiado ou filiada.

Qual é a documentação necessária para se filiar?
Você precisará informar o seu Título de Eleitor e o seu número de CPF.

Tenho que pagar para me filiar ao PT?
Não, mas todos os filiados devem contribuir semestralmente com o partido. O valor mínimo da contribuição é de R$ 15,00. Para saber mais clique aqui.

O que acontece que se eu não pagar estas contribuições?
Quem deixou de pagar suas contribuições não poderá exercer seu direito de voto dentro do partido e também não poderá se candidatar para cargos de direção partidária ou para cargos eletivos.

Posso ser candidato ou candidata?
Para disputar uma eleição é necessário filiar-se a um partido, pelo menos, seis meses antes da data da eleição a que se pretende concorrer. No PT nossos candidatos e candidatas aos cargos no legislativo (vereadores/as, deputados/as e senadores/as) são definidos nos Encontros Partidários, um processo de escolha e consulta à militância, que antecede as Convenções que homologam as candidaturas do partido. Neste processo, sempre que houver mais de um nome concorrendo a uma vaga para cargos no executivo (presidente/a, governadores/as e prefeitos/as) são convocadas prévias onde votam todos os filiados com mais de um ano de filiação, para as vagas ao legislativo são convocados encontros municipais ou estaduais.

Pessoas transexuais tem direito a usar seu nome social?
O PT respeita a identidade de gênero de mulheres transexuais, travestis e homens transexuais, assim sendo, todas as pessoas podem cadastrar seu nome social neste campo. O nome social informado aqui será sempre respeitado nas instâncias internas do partido.

Para saber mais visite a página do PT na internet e leia o nosso Estatuto.

31 comentários em “Seja filiado ao PT

1. Jadhy, passe no Diretório Municipal (Rua Olinto Meira, 1045 – em frente a escola Chapeuzinho Vermelho – Barro Vermelho) para preencher a ficha de filiação. Ou procure alguma pessoa filiada que você conheça. Qual bairro você mora?

1. Tem sim. É preciso já ter tirado o título de eleitor para tanto.
        Procure nossa sede em Natal:Rua Olinto Meira, 1045 – B, Barro Vermelho
        Natal (Rio Grande do Norte)
        Telefone: 84 2030-1333

2. DOUTORA DILMA ROUSSEF QUERO ME FILIAR AO PT,POIS VEJO QUE TEMOS A MESMA META DE AJUDAR AS PESSOAS CARENTES DO NOSSO PAÍS A SAIR DA MISÉRIA,POSSO AJUDAR FAZENDO PROJETOS QUE AJUDEM A MELHORAR .E CONTINUAR NA INVESTIGAÇÃO QUE HAVIA FALADO QUE ERA A SENHORA OU DOUTOR LULA QUE TINHA MANDADO A ENCOMENDA QUE NÃO ENTREGARAM.FIZ O CURSO DE GESTÃO PUBLICA ,QUE TAMBÉM É INCLUIDO A FORMAÇÕ DE VEREADORES E VEJO QUE TEM MUITOS POLI´TICOS QUE SE FEZ,NÃO EXERCE A FUNÇÃO DIGNAMENTE.PEÇO DESCULPAS E NADA A MAIS TENHO A FALAR,SÓ A DESEJAR QUE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO CONSIGAMOS VENCER,NADA A MAIS…ABRAÇOS…

3. sou petista a muito tempo, estive fora da politica mas com o que estar acontecendo no pais resolvi sair candidato a vereador!!! já fui candidato a prefeito…

1. meu nome é Wagner Gomes, sou mineiro, e gostaria de me filiar ao PT, para concorrer nas próximas eleições para vereador em meu municipio, pois estamos orfão de um representante na câmara, pois o nosso melhor representante está foragido devido á perseguição politica. Buritis 28 de julho de 2014.

2. Olá! Sou Leonardo Assis e gostaria de me fliar ao PT para concorrer a vaga na câmara dos vereadores na próxima eleição. Como devo proceder?

1. A todos os filiados ao Partido ficam assegurados idênticos direitos e deveres partidários, suas atividades devem ser orientadas de acordo com as normas estatutárias, com os princípios éticos, programáticos e diretrizes fixadas pelo Partido.

SÃO DIREITOS DOS FILIADOS E FILIADAS

Participar da elaboração e aplicação da política partidária, votando nas reuniões das instâncias de que fizer parte;
      Votar e ser votado para composição das instâncias e órgãos do Partido;
      Defender-se de acusações ou punições recebidas;
      Ser denunciado somente por documento escrito e assinado;
      Ser investigado ou processado em Comissão de Ética em sigilo até decisão das instâncias partidárias;
      Ter o mais amplo direito de defesa nos processos de apuração de infração aos deveres partidários, tendo presença assegurada em qualquer instância que esteja analisando sua conduta política;
      Dirigir-se diretamente e por escrito a qualquer instância do Partido para: apresentar seu ponto de vista em relação a qualquer assunto; denunciar irregularidades; solicitar reparação de dano quando sofrer denúncia infundada; recorrer das decisões perante as respectivas instâncias superiores de deliberação.
      Organizar-se em tendências internas para defender determinadas posições políticas, nos termos deste Estatuto, ou tomar a iniciativa de reunir-se com outros membros do Partido;
      Exigir das respectivas instâncias partidárias a convocação de plebiscitos, referendos ou consultas às bases, observadas as normas previstas neste Estatuto;
      Exigir das instâncias partidárias orientação, formação e informação política;
      Ser informado das resoluções, publicações e demais documentos partidários;
      Manifestar-se internamente sobre decisões partidárias já adotadas;
      Manifestar-se publicamente sobre as questões doutrinárias e políticas;
      Ser tratado de forma respeitosa, sem distinção do grau de disponibilidade militante;
      Excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, face a graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.

SÃO DEVERES DOS FILIADOS E FILIADAS

Participar das atividades do Partido, difundir as idéias e propostas partidárias;
      Combater todas as manifestações de discriminação em relação à etnia, aos portadores de deficiência física, aos idosos, ou qualquer outra forma de discriminação social, de gênero, de orientação sexual, de cor ou raça, idade ou religião;
      Manter conduta compatível com os princípios éticos do Partido;
      Acatar e cumprir as decisões partidárias;
      Contribuir financeiramente nos termos deste Estatuto e participar das campanhas de arrecadação de fundos do Partido;
      Votar nos candidatos indicados e participar das campanhas aprovadas nas instâncias partidárias;
      Comparecer, quando convocado, para elucidar fatos em procedimentos disciplinares;
      Emitir voto sobre questões submetidas à consulta partidária pelas instâncias de direção;
      Renunciar ao mandato eletivo no caso de desligamento do Partido